News Update :

Recreativo do Libolo pode chegar lá...

17/07/2012

O Recreativo do Libolo continua de vento em popa no campeonato. Depois do triunfo, também à tangente, na jornada anterior que marcou o início da segunda volta do Girabola, voltou, na 17ª jornada, a sentir o sabor da vitória ao derrotar, por 1-0, a Académica do Soyo. Apesar do magro resultado, o campeão nacional amealhou mais três pontos e disparou na classificação, dilatando a vantagem para nove em relação ao mais directo perseguidor, 1º de Agosto, que voltou a ceder pontos para desespero dos adeptos. 

Se em relação à pontuação, o campeão não tem muitas razões de queixa, o mesmo já não se pode dizer da escassez de golos e das exibições. Isso mesmo foi reconhecido pelo técnico-adjunto da equipa, Isaías Luciano, depois de mais uma vitória apertada de 1-0, o que demonstra as dificuldades no capítulo da finalização.

Os campeões em título, apesar disso, ainda são a equipa com o melhor ataque do campeonato, com 28 golos, mais um do que o 1º de Agosto. Na estatística, os libolenses conservam também a melhor defesa, com sete sofridos, a equipa com mais vitórias – seis em casa e sete fora – e a única que não consentiu qualquer derrota. O saldo de 43 pontos em 17 jogos espelha bem o bom momento dos campeões nacionais que, com esta passada, fazem uma caminhada irrepreensível rumo à revalidação do título. Dos 51 pontos possíveis, desperdiçou apenas oito, fruto de quatro empates. 

MILITARES ATRASAM

Os militares, que já estiveram mais próximos do líder, com uma diferença de quatro pontos, voltaram a criar um fosso algo melindroso para os seus intentos. O empate a zero bolas com o Kabuscorp do Palanca no jogo grande da 17ª jornada deixou-os agora a nove pontos dos libolenses, diferença que, embora possa ser superada com três vitórias, torna a sua pretensão cada vez mais difícil, mesmo com muito campeonato ainda pela frente. Depois de um arranque pouco feliz, na segunda volta, com derrota frente ao Interclube, esperava-se que o D’Agosto corrigisse a trajectória na partida seguinte, apesar de ter tido pela frente o Kabuscorp do Palanca, osso duro de roer, pois persegue o mesmo objectivo, o título.   

Aguardado com redobrada expectativa, o jogo teve apenas alguns poucos momentos empolgantes que não corresponderam ao anseio dos adeptos que acorreram ao estádio 11 de Novembro para ver um verdadeiro hino ao futebol nacional. Tratando-se de dois candidatos ao título, com plantéis recheados de bons executantes, esperava-se muito mais espectáculo. Apesar de ter conseguido o empate na casa do adversário, por sinal também o seu campo de jogos, os militares sentiram como se tivessem perdido a totalidade dos pontos, pois de pouco lhes serve o que amealharam. 

Com isso, verificou-se mais um atraso na corrida pelo título, além de terem permitido ao líder esticar a diferença pontual para nove, o que os obriga a um acentuado esforço nas próximas jornadas para reverter a situação. Quem também não se saiu muito bem na mesma jornada foi o Kabuscorp do Palanca, adversário dos militares. O vice-campeão precisava igualmente de vencer para melhorar a posição classificativa e tentar aproximar-se dos líderes da prova. Com o empate, os palanquinos também se atrasaram e foram ultrapassados na classificação pelo Petro de Luanda, que procura correr atrás do prejuízo depois de umas jornadas não muito famosas. O Kabuscorp, que caiu um degrau, é agora quinto e está a 14 pontos do Recreativo do Libolo.
 
INTER EM GRANDE


O Inter continua com um desempenho espantoso desde a chegada de Bernardino Pedroto. Na abertura da jornada, os polícias, com uma goleada de 3-0 sobre o Recreativo da Caála, subiram até a meio da tabela e são sextos colocados. Após vitória na abertura da segunda volta, frente ao 1º de Agosto, o Interclube não teve dificuldades em amealhar os três pontos num jogo em que se previa um ligeiro grau de dificuldades. Com os olhos postos na qualificação para a fase de grupos da Taça da Confederação, a formação do Rocha Pinto teve um bom teste para enfrentar o Dínamo do Zimbabwe. 

Os polícias conseguiram o sétimo triunfo com Bernardino Pedroto no comando e reacenderam a esperança da luta pelo título perdido há um ano a favor do Recreativo Libolo. Com esta embalagem no campeonato e com a entrada na fase de grupos da Taça da Confederação, o embaixador angolano e único sobrevivente nas Afrotaças pode encarar com maior optimismo o desafio pela disputa do primeiro lugar. Também em fase de recuperação está o Petro de Luanda que há três jornadas demonstra alguma ascensão. 

Desde o término da primeira volta que os petrolíferos voltaram a ganhar confiança, com resultados que ajudam a afastar o espectro da desistência na luta pelo título. Os tricolores, com a vitória de 2-0, no domingo, sobre o Sporting de Cabinda, ascenderam à quarta posição e voltam a ganhar fôlego, apesar dos 13 pontos que os separam do comandante Libolo. Os petrolíferos podem ter engrenado de vez para a derradeira etapa do Girabola.

PRÓXIMA JORNADA
D’Agosto-Progresso é destaque da ronda
Na próxima jornada, nos jogos que envolvem os candidatos, o destaque recai no 1º de Agosto-Progresso do Sambizanga, outro dos velhos dérbis do futebol nacional com favoritismo dos militares a julgar pelo histórico entre ambos. A equipa do Rio Seco espera compensar o “desaire” da jornada anterior, em que empatou com o Kabuscorp, e tentar regressar às vitórias para manter acesa a esperança do título. De contrário, as coisas podem complicar-se ainda mais.

O líder Libolo recebe o irrequieto Atlético do Namibe e, tendo os condimentos a seu favor, certamente vai procurar arrecadar mais três pontos e manter-se imparável na caminhada para o título. O Interclube vai ao encontro do Bravos do Maquis e o pior que lhe pode acontecer é voltar de lá com apenas um ponto, pois a tendência aponta para a continuidade de bons resultados.

O Kabuscorp do Palanca também joga fora. Desloca-se ao Huambo para medir forças com o Recreativo da Caála. A divisão de pontos é a previsão para o desfecho deste jogo, mas qualquer uma das equipas tem argumentos para vencer. O Petro de Luanda volta a ter mais uma prova para coonfirmar que afastou de vez o fantasma dos maus resultados depois de ter dado um safanão na crise nas três últimas jornadas. É diante do moralizado Benfica de Luanda que Miller Gomes e pupilos têm de mostrar que na hora da verdade ninguém os segura. A ver vamos! 
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.