News Update :

Terminou sem brilho clássico dos clássicos

12/08/2012

Por Gil Vaz, São Tomé - São Tomé e Príncipe
Terminou da maneira insólita o maior clássico do nosso futebol, que colocou frente a frente as equipas de Riboque e o Sporting de Praia Cruz. Separada por quatro pontos, as equipas sabiam que não poderiam facilitar, para não colocar em causa o grande objectivo, que é a conquista da prova.
Neste vertente ambas formações apresentaram o seu melhor 11, e entraram com fome de facturar desde cedo para assumir o controlo do jogo, e foi a turma forasteira assumir a dianteira no marcador logo no arranque da prova, por intermédio do regressado Mitara.
Entrando praticamente a perder, os da casa não baixaram os braços e foram a procura do golo de igualdade, que surgiu ao passar da meia hora do embate através de uma grande penalidade. Com a igualdade no marcador, o juiz do embate disse que viu quase tudo no primeiro tempo e mandou todos para os balneários.
Até que o árbitro estava coberto de razão, quando disse que viu quase tudo e mandou todos para o descanso, porque o momento mais caricato e insólito do encontro estava para vir, ao passar do minuto 60, quando o jogador de Sporting de Praia Cruz, Jair foi atropelado por um grupinho dos adeptos afecto ao Riboque.
Após o descanso as equipas entram para o tempo complementar com o propósito de desfazer o empate, que foi desfeita ao passar do minuto 14 por intermédio do Jair através da marcação de uma grande penalidade.
Este foi o minuto crítico do jogo, porque após a marcação do golo, o Jair foi atropelado por um grupinho dos jovens que apoiavam a turma de Riboque. Este cenário fez aquecer o ânimo que já estava exaltado com o segundo golo do Sporting de Praia Cruz.
Face a este cenário o campo foi invadido e o árbitro foi forçado a terminar o clássico, quando o placar registrava 1 para o Riboque e 2 para o Praia Cruz. O sucedido no clássico, mereceu a condenação da federação e dos presentes na arena do barro vermelho.
Segundo uma entrevista com o presidente da COCAN (Comissão Organizadora das Competições Nacionais), o jogo esta no conselho disciplinar da federação são-tomense de futebol, e que não terão mãos a medir para estes comportamentos irracionais de algumas pessoas que gostam de criar distúrbios nos recintos dos jogos, frisando que os mesmos comportamentos são condenados e repudiados. Enquanto o conselho disciplinar não decidir sobre o clássico que colocou frente a frente o Riboque e Sporting de Praia Cruz, quem vai aproveitando estes dias para sentir a sensação de estar próximo do objectivo é o Caixão Grande, que foi a arena de Quartel de Mouro arrancar a ferro uma importantíssima vitória diante dos militares de 6 de Setembro por 1x0, encurtando de sete para quatro os pontos que o separa do topo.
A turma de Aliança viu a sua situação a deteriora-se com a derrota frente a equipa da Ôque-del-rei por 3x2. Por sua vez o conjunto de Agrosport Monte Café que esta na posição ainda mais crítica do que o Aliança recebeu e empatou a duas bolas frente ao xadrez UDRA de Angolares.
Com estes resultados as equipas afundaram ainda mais na tabela, ocupando penúltimo e último lugar respectivamente. Ao contrário destas duas formações esteve o aflito xadrez da UDESCAI, que aproveitou para consolidar a sua sétima posição, com o empate a uma bola frente ao xadrez da Cruz Vermelha.
Classificação até o momento está:
CLUBE JG V D E GM GS SG PTS
1º Praia Cruz 10 jogos 8 vitórias 2 empates 0 derrota 15 gols pró 6 gols contra 9 saldo 24 pontos
2º UDRA 12 jogos 6 vitórias 4 empates 1 derrota 16 gols pró 13 gols contra 3 saldo 22 pontos
3º Riboque 11 jogos 6 vitórias 2 empates 2 derrotas 15 gols pró 10 gols contra 5 saldo 21 pontos
4º Caixão Grande 11 jogos 6 vitórias 3 empates 2 derrotas 20 gols pró 14 gols contra 6 saldo 20 pontos
5º Ôque-del-Rei 11
jogos 3 vitórias 2 empates 6 derrotas 16 gols pró 15 gols contra 1 saldo 15 pontos
6º Cruz Vermelha 12 jogos 4 vitórias 4 empates 2 derrotas 16 gols pró 13 gols contra 3 saldo 15 pontos
7º UDESCAI 12 jogos 2 vitórias 3 empates 5 derrotas 7 gols pró 8 gols contra -1 saldo 12 pontos
8º 6 de Setembro 12 jogos 3 vitórias 6 empates 2 derrotas 18 gols pró 19 gols contra -1 saldo 11 pontos
9º Aliança 12 jogos 2 vitórias 7 empates 2 derrotas 17 gols pró 26 gols contra -9 saldo 11 pontos
10º M. Café 11 jogos 1 vitória 8 empates 2 derrotas 14 gols pró 28 gols contra -14 saldo 5 pontos
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.