News Update :

TV Brasileira descobre um Flamengo na Guiné-Bissau

24/12/2011

TV Globo foi até a Guiné-Bissau com repórter Régis Rösing, fazer uma reportagem sobre futebol no país. Série Missão e Paz que conta histórias do esporte em países que sofrem com as guerras e que tentam encontrar o caminho da paz através do esporte. Mostraram que nesse país, eles são apaixonados pelo futebol brasileiro. Tem até o Flamengo Pefine time local que atualmente joga na segundona guineense. Time é da cidade de Pefine próxima a Bissau e usa o estádio Lino Correia para suas partidas.
Estádio Lino Correia em Bissau
Onde Flamengo Pefine joga sua partidas
o Xará do CR Flamengo do Brasil na Guiné Bissau Time foi fundado em 1 de Setembro de 1983 o Flamengo Pefine Futebol Clube. Pelos dados disponívieis time começou na 1ª Divisão nacional em 2000. Ficando na 9ª posição com 17 jogos, 2 vitórias, 6 empates, 9 derrotas,18 gols pró, 35 gols contra e 12 pontos. Ano seguinte não teve campeonato guineense por problemas financeiras. Mais houve a Taça Nacional e mengão da Guiné-Bissau ganhou por 2 à 1 contra o Balantas Mansôa. Mais o time não foi muito longe na competição. Em 2002 time não teve boa campanha e foi parar no play off do rebaixamento. Se garantindo na divisão de elite do futebol nacional derrotando o Desportivo Gabú. Taça Nacional perdeu para o UDIB e se despediu do torneio. Na temporada 2002/03 o Flamengo Pefine ficou em 7º lugar entre 12 times no campeonato guineense. Na Taça Nacional foi eliminado pelo Sporting Bafatá na 2ªRodada Temporada 2003/04 não teve sorte e foi rebaixado para a Segunda Divisão ficando em 10ª lugar. Em 2004/05 jogou a 2ªDivisão e conseguiu o acesso para a 1ªDivisão. Com a volta para divisão de elite do futebol guineense em 2005/06 ficou na 7ª posição entre 12 participantes. Na temporada seguinte 2006/07 continuou não indo muito bem ficando em 8º lugar. No ano 2008/09 mais uma vez permaneceu na 7º posição do campeonato guineense.
Time rebaixado para a segunda divisão do seu país
Usa uniformes e chuteiras doados pelo CR Flamengo do Brasil
Temporada seguinte 2009/10 foi rebaixado para a 2ªDivisão do Campeonato da Guiné-Bissau. Que continua desde então nesse divisão do futebol local. Conhecida por II Divisão. No dia 16 de Janeiro de 2010 Fortunato Cardoso foi eleito presidente do time numa Assembleia Geral.
Responsável do Flamengo Pefine, voltar a ser um dos principais times do futebol da Guiné-Bissau
Acompanhe futuramente essa reportagem interessante da TV Globo no Programa Esporte Espetacular vai ao ar nas manhãs de Domingo.
Share this Article on :

1 comentários:

Anônimo disse...

Emocionante! Excelente reportagem.

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.