News Update :

Guia do Girabola 2012

02/03/2012

Participantes Libolo Nome: Centro Recreativo Desportivo Libolo Fundação: 1942 Cidade: Calulo Estádio: Patrice Lumumba(5.000) pessoas Títulos: 1 Girabola 2011 Time do Libolo atual campeão é grande favorito. Mesmo perdendo a Supertaça de Angola, ganhou o jogo de ida na Liga dos Campeões da África contra o Orlando Pirates fora de casa. Jogador Gomito quer conquistar mais um Girabola para sua equipe . “A sensação de ser campeão nacional, pela primeira vez, é muito boa e se desse para ser campeão sempre era ainda melhor. Por isso, vamos continuar a trabalhar para, no próximo ano, tentar voltar a sentir esta mesma sensação. A equipa portou-se bem, foi um campeonato fora de série e fiz bons jogos” Time teve a perda do jogador Mendes que saiu do time. Mesmo assim ele agradeceu e ficou satisfeito em vestir a camisa do Libolo.
Vista aérea da Cidade de Calulo - Angola
Kabuscorp do Palanca Nome: Kabuscorp Sport Clube do Palanca Fundação: 1994 Cidade: Luanda Estádio: São Paulo (4.000) pessoas Títulos: Kabuscorp do Palanca aposta na sua maior estrela o campeão mundial pela Seleção Brasileira 2002 Rivaldo. Depois não ter uma boa atuação no São Paulo FC, o jogador teve a oportunidade de jogar em Angola. Time jogou amistosos contra Interclube e Vitória de Sétubal de Portugal. "Eu quero ser campeão" disse Rivaldo no empate contra o time português. Equipe se dividou em 2 grupos na sua preparação entre treinos físicos, táticos. Primeiro constituído por Libengué, Buzin, Abel Saviola, Lamy, Sawú, Daniel Mpele Mpele, Kibeixa, Fiston, Rivaldo e Dax, que podemos considerar a linha-base da equipa. O outro conjunto contou com Seleó, Tchicuma, Breco, Chora, Bokungu, Ndó, Kalobo, Pataca, Milex e Lelo. O primeiro grupo trabalhou antes sob orientação da dupla Bondarenko/Baba na linha de fundo da baliza norte dos Coqueiros onde esteve a fazer condicionamento físico, enquanto o outro esteve às ordens do preparador físico Zoran Manoljvick, a fazer exercícios tácticos e técnicos, na posição oposta do campo. Time teve 7 jogadores contratados para essa temporada.
Vista aérea da cidade de Luanda - Angola
Petro Atlético Nome: Atlético Petro Luanda Fundação: 14/1/1980 Cidade: Luanda Estádio: Estádio da Cidadela (35.000) pessoas Títulos: 15 Girabolas, 8 Taças de Angola, 4 Supertaças de Angola Petro Luanda investiu bastante para essa temporada. Equipe contratou um dos destaques da CAN 2012 Guiné-Equatorial/Gabão. Jogador campeão pela Zâmbia Felix Katongo. “Essas contratações vêm, de certa forma, reforçar as áreas que necessitam de melhorias e acreditamos que estes jogadores, o Osório e o Félix, no meio-campo, e o Ben Traoré no ataque, vão dar o seu melhor para os nossos objectivos, que é de sermos campeões nacionais”, disse Matheus Brito dirigente do Petro Luanda. Outra contratação de peso foi o senegalês Ben Traoré. “Fiquei impressionado com Angola. Foi o meu pai que me convenceu a vir jogar aqui. Na condição de emigrante passou por aqui, gostou e me aconselhou a vir a Luanda. Venho lutar para ajudar a equipa a conquistar o título de campeão. Um avançado tem como missão marcar golos, por isso vou tentar fazer o maior número golos possíveis. Não digo que vou marcar 100 golos, mas farei tudo para aproveitar as oportunidades que me forem dadas”. Osório foi mais uma contratação do time. Time fez 5 amistosos antes de estrear no Girabola 2012. Miroslav Maksmovic é o técnico do Petro Luanda.
Vista aérea da cidade de Luanda - Angola
Recreativo Caála Nome: Clube do Recreativo do Caála Fundação: 24/6/1944 Cidade: Caála Estádio: Mártires de Kanhara (8.000) pessoas Títulos: Os dirigentes do representante de Caála promotem melhorar a infraestrutura para a equipe almejar títulos no futebol angolano. Time terá apoio do governador da província de Huambo, Fernando Faustino Muteka. Governador teve participação na posse da nova diretoria do time. Que ficarão no cargo nos anos de 2012-2016. Segundo o Governador “Espero que neste novo mandato o Recreativo da Caála continue a dar alegrias ao povo do Huambo, não apenas por ser a única equipa da província no Girabola, mas por estar a representar uma região de fortes tradições e história no desporto, em particular o futebol”.
Vista aérea da cidade de Caála - Angola
Interclube Nome: Clube Desportivo Interclube Fundação: 1953 Cidade:Luanda Estádio: 22 de Junho (12.000) pessoas Títulos: 2 Girabola, 2 Copas Angolanas, 3 Supertaças Angolana Interclube "time da polícia" vem motivado depois de ser campeão de Supertaça de Angola 2012. Depois da folga voltou aos treinamentos. Jogadores mais antigos da equipe tentam continuar na sua titularidade. Já os reforços recém contratados buscam seu espaço no time. Primeiro jogo é contra o 1º de Agosto. Assim pretendem quebrar esse tabu contra os "militares" nos últimos 8 anos se enfrentaram 16 vezes com 11 vitórias do 1º de Agosto e 5 empates. Apenas em 1 oportunidade os "policiais" ganharam.
Vista aérea da Cidade de Luanda - Angola
1º de Agosto Nome: Clube Desportivo 1ºde Agosto Fundação: 1977 Cidade: Luanda Estádio: Estádio da Cidadela (40.000) e Estádio dos Coqueiros (20.000) Títulos: 9 Girabolas, 4 Taças de Angola, 6 Supertaças de Angola Os "militares" sempre entram no Girabola como favoritos. Time escolheu Huíla para fazer a sua 1ªfase de preparação e alguns jogos amistosos. Time fez treinamentos ofensivos, defensivos. Ganhou o jogo contra um misto de Huíla por 4 à 0. Segundo jogo perdeu para recém promovido Atlético de Namibe. Teve contratações como: guarda-redes/goleiro Neblú (ex-ASA), o defesa central congolês democrático Aly, os médios-ala congoleses democráticos Rufim I, Rufim II, Celson (ex-Recreativo da Caála), Tchitchi (ex-Benfica de Luanda), Lito (ex-Libolo), dos congoleses Giressy e Cabamba e Sidney (ex-Académica do Soyo). Integraram ainda o estágio da equipa/equipe no Lubango os seguintes atletas: Tony, Lambito e Julião (guarda-redes/goleiro); Elísio, Kumaka, Chiwé, Dany Massunguna, Kaly, Paizo, N´dieu e Mingo Bille (defesas); Manucho, Chilesche, Mano, Amaro, Buá, Nandinho, Capuco, Dani Traça, Lito e Ary (médios/meio-campistas) e Bena, Tutona, Pepe e Orlando (avançados/atacantes). 2ªFase da preparação foi realizada com jogos amistosos na África do Sul.
Vista aérea da cidade de Luanda - Angola
Sagrada Esperança Nome: Grupo Desportivo Sagrada Esperança Fundação: Cidade: Dundo Estádio: Estádio do Quintalão (3.000) pessoas Títulos: 1 Girabola, 2 Taças de Angola Sagrada Esperança mandará jogos no seu estádio. Na temporada passa o clube terminou no modesto 7º lugar. Seu único Girabola foi em 2005, faz 7 anos. Pretende tem uma temporada melhor para disputar mínimo um quarto lugar. Ficando atrás dos favoritos 1º de Agosto,Petro Luanda e Kabuscorp do Palanca.
Vista aérea da cidade de Dundo - Angola
Bravos do Maquis Nome: Futebol Clube Onze Unidos do Bravos do Maquis Fundação: 1983 Cidade: Luena Estádio: Estádio Mundunduleno (5.000) Títulos: João Ernesto dos Santos "Liberdade" quer o seu time com mais dinamismo e responsabilidade nesse Girabola. Também reconheceu os esforços que faz o time continuar no cenário do futebol angolano. Importância do clube que tem para a cidade de Luena. Os objetivos são promover a prática desportiva e incentivar a recreação da população local. Equipe foi até Joanesburgo na África do Sul fazer a sua preparação.
Vista aérea da cidade de Luena - Angola
AS Aviação Nome: Atlético Sport Aviação Fundação: 1953 Cidade: Luanda Estádio: Estádio da Cidadela Títulos: 3 Girabolas, 2 Taças de Angola, 4 Supertaças de Angola Time do ASA fez sua preparação na África do Sul. Time venceu um amistoso contra o 1º de Agosto. Para o técnico os treinamentos estão sendo o que é esperado e vitórias são bem-vindas. “Estamos a melhorar, dentro daquilo que era previsível. Os jogadores, por tudo aquilo que têm feito, são os melhores do Girabola, por isso não tenho que lamentar por quem não faz parte do conjunto". Mandará seus jogos no Estádio da Cidadela junto com o Progresso do Sambizanga.
Vista aérea da cidade de Luanda - Angola
Académica do Kwanda Nome: Académica Petróleos do Kwanda Soyo Fundação: 1987 Cidade: Soyo Estádio: Estádio do Imbondeiro (10.000) pessoas Títulos: Académica de Soyo não fez um boa campanha em 2011. Terminou em 10ª lugar. Participou de de um torneio amistoso organizado pelo "Pop Car". Time enfrenta crise financeira, aposta em jogadores jovens e conta com a experiência do jogador João Machado.
Vista aérea da cidade de Soyo - Angola
Santos Nome: Santos Futebol Clube de Angola Fundação: 2002 Cidade: Luanda Estádio: Estádio do Santos (17.000) pessoas Títulos: 1 Taça de Angola, 1 Supertaça de Angola Santos quer fazer uma melhor campanha nesse Girabola. "Não queremos viver as mesmas complicações de 2011. Vamos entrar para pontuar diante do Petro de Luanda”. Jogador Paz que teve contusões em temporadas passadas que dificultou a sua performance. Time ainda não sabe qual esquema tático vai adotar será 4-4-2,4-3-3 ou 4-5-1. Já no 1º jogo é contra o Petro Luanda, servirá para o Santos como uma preparação no campeonato. Com folha de pagamento modesta o time aposta no jogador prata da casa Lau e volta de Zau e a contratação de Locó.
Vista aérea da Cidade de Luanda - Angola
Progresso Sambizanga Nome: Progresso Associação do Sambizanga Fundação: Cidade: Luanda Estádio: Campo do São Paulo (4.000) pessoas Títulos: 1 Taça de Angola Progresso do Sambizanga pegou o avião, foi até o Brasil faz a sua preparação contra times mineiros. Ocorreu como tudo planejado os jogadores agradaram a comissão técnica. Time teve 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Venceu os seguintes jogos: Cruzeiro (1-0), Pitangui (3-0), Siderúrgica FC (1-0), Contagem Sport Clube de Minas Gerais (3-0) e Sagrada Esperança (1-0). Empatou com: o América (0-0) e Nacional (0-0). Única derrota aconteceu no segundo jogo contra o Cruzeiro (0-1). Brasileiro Luciano e o angolano Wilson foram os jogadores com maior destaque. Grande destaque é Cuca o jogador do juvenil que tem apenas 15 anos estará no plantel do time. “Tudo correu como previsto. Tirando algumas lesões que temos no grupo, as coisas correram às mil maravilhas, sem razões de queixa, porquanto a Direcção do clube propôs lá o estágio, onde tivemos todas condições possíveis de trabalho”, disse o técnico sambila. É esperado maior apoio dos torcedores e sócios do Progresso do Sambizanga.
Vista aérea da Cidade de Luanda - Angola
Benfica de Luanda Nome: Sport Luanda e Benfica Fundação: Cidade: Luanda Estádio: Estádio da Cidadela (40.000) pessoas Títulos: 1 Supertaça de Angola Goleiro/Guarda-redes Dietho tem treinado muito para fazer uma boa temporada pela sua equipe. Benfica de Luanda também escolheu o Brasil para fazer a sua preparação. "Tenho trabalhado com bastante afinco, com o intuito de convencer a equipa técnica. Estou num clube novo e por isso devo, primeiro, mostrar o meu potencial, porque só assim vou merecer a confiança, não só da equipa técnica, mas também dos colegas”. Jogador foi formado no ASA também teve passagens pela Académica do Soyo e tem sonho de jogar no exterior. Foi um dos responsáveis a trazer devolta o Nacional de Benguela ao Girabola. Equipe fez sua preparação em São Paulo no Brasil, jogou contra algumas equipes da primeira divisão paulista. Para a comissão técnica a preparação foi positiva. O time está confiante numa melhor campanha que fez na última temporada.
Vista aérea da cidade de Luanda - Angola
Sporting de Cabinda Nome: Sporting Clube Petróleos de Cabinda Fundação: Cidade: Cabinda Estádio: Estádio do Tafe Títulos: Sporting Cabinda se reforçou com jogadores vindos do Kabuscorp do Palanca. São os jogadores: Simão Toto (central), Afonso KialaDjemba” (médio-trinco), Rodrigo Kiala e Omana Tchutcha (avançados). Equipe que subiu ao Girabola sabe que o campeonato é bem competitivo e todos terão dificuldades. “Milito numa equipa que subiu à Primeira Divisão e, por isso, tudo vou fazer, à semelhança dos meus colegas, para dignificar o nome do nosso novo clube, porque só mudámos de casa, saímos do Kabuscorp para o Sporting de Cabinda, e não de competição”, disse Djemba.
Vista aérea da cidade de Cabinda - Angola

Atlético Namibe Nome: Atlético Desportivo do Namibe Fundação: Cidade: Namibe Estádio: Joaquim Moraes Títulos: Time apresenta dificuldades por não ter muitas opções de jogadores para montar a sua equipe. Falta de condições para desenvolver o futebol . Há carências e falta de patrocinadores. Com sua volta a Girabola Atlético Namibe pretende no mínimo permanecer a divisão de elite do futebol de Angola. Participou de um torneio amistoso promovido pela "Pop-Car". Técnico Castanheira reconhece os obstáculos mesmo assim é valente e guerreiro. “A nossa aposta passa por formar um grupo que nos dê garantias.Uma equipa humilde, aguerrida, batalhadora e competitiva é o que estamos a preparar dentro do plantel que temos, para termos um Atlético de sempre, que trabalha para dignificar os anseios do clube, sócios, adeptos e da população do Namibe
Vista aérea da cidade de Namibe - Angola
Nacional de Benguela Nome: Nacional Sport Clube de Benguela Fundação: Cidade: Estádio: Títulos: Depois de 15 anos o Nacional de Benguela está devolta ao Girabola. Equipe espera ter um ano com boa administração e financeira. O Nacional tem vários jogadores experientes 2º técnico “Fizemos uma selecção de bons jogadores. Além dos nomes, também têm muita maturidade competitiva e qualidade técnica e táctica para ajudarem a equipa a alcançar os objectivos a que se propôs”. Com volta à elite do futebol angolano, seus torcedores são esperançosos que o Nacional de Benguela faça uma boa campanha. Dirigente esportivo garantiu que o time tem as condições financeiras para jogar o campeonato. Equipe disputado um torneio amistoso em 2 jogos obteve 1 vitória e 1 derrota. Teve contratações de jogadores que vieram do 1º de Maio e Académica do Lobito.
Vista aérea da cidade de Benguela - Angola
Principais contratações Senegalês Traoré, campeão da CAN 2012 pela Zâmbia o Felix Katongo e Osório no Petro Luanda Rivaldo a primeira grande contratação do Girabola, vestirá a camisa do Kabuscorp do Palanca. Homem a ser batido Love Cabungula foi artilheiro do Girabola 2011 com 20 gols defendendo as cores do Petro Luanda. Campeões Antes da independência 1941 Sporting Clube de Luanda 1942 Sporting Clube de Luanda 1943 Desporto Benguela e Benfica 1944 Sporting Clube de Luanda 1945 Sport Clube da Catumbela 1946 Sporting Clube de Luanda 1947 Sporting Clube de Luanda 1948 desconhecido 1949 desconhecido 1950 desconhecido 1951 Ferrovia Sport Clube de Nova Lisboa 1952 Sport Clube Portugal de Benguela 1953 Ferroviário de Luanda 1954 Lobito Sports Clube 1955 Sporting Clube de Luanda 1956 Sporting Clube de Luanda 1957 Ferroviário de Luanda 1958 Sport Clube da Catumbela 1959 Sport Clube Portugal de Benguela 1960 Sport Clube Portugal de Benguela 1961 Sport Clube Portugal de Benguela 1962 Ferroviário de Luanda 1963 Sporting Clube de Luanda 1964 Sport Clube Portugal de Benguela 1965 Atlético Sport Aviação (Luanda) [vice-campeão: Sport Sá da Bandeira e Benfica] 1966 Atlético Sport Aviação (Luanda) 1967 Atlético Sport Aviação (Luanda) 1968 Atlético Sport Aviação (Luanda) 1969 Independente Sport Clube (Porto Alexandre) [* 2] 1970 Independente Sport Clube (Porto Alexandre) 1971 Independente Sport Clube (Porto Alexandre) 1972 Esporte Nova Lisboa e Benfica 1973 Futebol Clube do Moxico (Luena) [vice-campeão: Sport Clube Portugal de Benguela] 1974 Ferrovia Sport Clube de Nova Lisboa 1975 abandonada [* 1] [* 1] Recreativo da Caála estavam liderando o campeonato quando foi abandonada depois 12 rodadas por causa da situação política [* 2] Independente Sport Clube (Porto Alexandre) foi o único clube a partir do distrito de Moçâmedes a ganhar o campeonato antes da independência NB: a cidade de Porto Alexandre é chamado agora Tômbwa; a cidade de Nova Lisboa é agora chamado de Huambo; a cidade de Sá da Bandeira é agora chamado de Lubango; do distrito e cidade de Moçâmedes são chamados agora Namibe; Sport Clube Portugal de Benguela, mais tarde renomeado Nacional de Benguela; Lusitano Sport Clube venceu o distrito de Benguela 1946 championshipM Recreativo da Jamba foram campeões da 2 ª divisão 1973/74 Número de vitórias (31; 1948-1950 em falta) 8 Sporting Clube de Luanda 5 Sport Clube Portugal de Benguela 4 Atlético Sport Aviação (Luanda) 3 Ferroviário de Luanda 3Independente Sport Clube (Porto Alexandre) 2 Ferrovia Sport Clube de Nova Lisboa 2 Sport Clube da Catumbela 1 Futebol Clube do Moxico (Luena) 1 Lobito Sports Clube 1 Desporto Benguela e Benfica 1 Esporte Nova Lisboa e Benfica Desde a independência 1979 Primeiro de Agosto (Luanda) 1980 Primeiro de Agosto (Luanda) 1981 Primeiro de Agosto (Luanda) 1982 Petro Atlético (Luanda) 1983 Primeiro de Maio (Benguela) 1984 Petro Atlético (Luanda) 1985 Primeiro de Maio (Benguela) 1986 Petro Atlético (Luanda) 1987 Petro Atlético (Luanda) 1988 Petro Atlético (Luanda) 1989 Petro Atlético (Luanda) 1990 Petro Atlético (Luanda) 1991 Primeiro de Agosto (Luanda) 1992 Primeiro de Agosto (Luanda) 1993 Petro Atlético (Luanda) 1994 Petro Atlético (Luanda) 1995 Petro Atlético (Luanda) 1996 Primeiro de Agosto (Luanda) 1997 Petro Atlético (Luanda) 1998 Primeiro de Agosto (Luanda) 1999 Primeiro de Agosto (Luanda) 2000 Petro Atlético (Luanda) 2001 Petro Atlético (Luanda) 2002 Atlético Sport Aviação (Luanda) 2003 Atlético Sport Aviação (Luanda) 2004 Atlético Sport Aviação (Luanda) 2005 GD Sagrada Esperança (Dundo) 2006 Primeiro de Agosto (Luanda) 2007 GD Interclube (Luanda) 2008 Petro Atlético (Luanda) 2009 Petro Atlético (Luanda) 2010 GD Interclube (Luanda) 2011 GD e Recreativo do Libolo (Calulo) Número de títulos (32): 15 Petro Atlético (Luanda) 9 Primeiro de Agosto (Luanda) 3 Atlético Sport Aviação (Luanda) 2 GD Interclube (Luanda) 2 Primeiro de Maio (Benguela) 1 GD e Recreativo do Libolo (Calulo) 1 GD Sagrada Esperança (Dundo)
Transmissões Rádio Ecclesia TPA Internacional Atual campeão Libolo Regulamento: São 16 equipes que jogam turno e returno o time que somar maior número de pontos do returno é declarado campeão. Os 3 últimos times são rebaixados/despromovidos. Campeão tem o direito de disputar a Liga dos Campeões da África e a Supertaça de Angola contra o campeão da Taça de Angola. Período: 3 de Março à 27 de Outubro 2012 (previsão da última rodada)
Share this Article on :

1 comentários:

Anônimo disse...

A historia do nosso futebol

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.