News Update :

Sporting ganha 1º volta/ida pela Liga Europa 2011/12 está perto da final

20/04/2012

O Sporting entrou melhor, sofreu quando não merecia, tremeu mas reergueu-se e acabou por bater o Athletic Bilbao por 2x1, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, em Alvalade. Não é o resultado perfeito, mas numa noite destas soube bem.

Primeira parte do Sporting

Nem a ausência inesperada de Matías Fernández tirou confiança ao Sporting, que encarou sem medo o leão basco, apontado por muitos como o «mini Barcelona» da atualidade. Com entrega e sacrifício para dar e vender, o leão português foi também melhor equipa, mais perigosa e sempre com o olhar na baliza de Iraizoz.

O primeiro sinal de perigo apareceu aos quatro minutos, com Emiliano Insúa a disparar um remate potente que o guardião basco só teve tempo de sacudir para a frente. Era uma entrada promissora do Sporting que aos nove minutos voltou a «cheirar» a vantagem, num remate de Van Wolfswinkel que passou bem perto da baliza do Athletic.

Com Daniel Carriço feito um «senhor trinco», Rui Patrício vivia uma noite descansada. Só aos 13 minutos é que passou por um susto, quando o canto de Susaeta encontrou um Llorente esquecido pela defensiva verde e branca. Sorte que o quase sempre mortífero avançado cabeceou por cima.

Diego Capel, autor do seggundo golo do Sporting frente ao Athletic Bilbao ©Carlos Alberto Costa
O Athletic Bilbao passava agora por uma espécie de melhor período, com um segundo remate, agora de Susaeta, a passar ao lado. Ocasiões tímidas que não tinham comparação com as do Sporting, sempre muito perigoso a cada abordagem à baliza de Iraizoz. Aos 34' foi André Martins a lançar João Pereira que atirou ao lado.

Se a vantagem sportinguista era, por esta altura, quase uma obrigação de justiça, mais o ficou com nova ocasião de Wolfswinkel, aos 43 minutos, e com aquela perdida de Insúa, sob o apito do intervalo, quando seguia isolado em direção a Iraizoz mas acabou por perder tempo e espaço para o remate.

Minuto negro em Alvalade

Os minutos cruciais deste jogo situam-se entre o 53 e o 54. No primeiro, grande penalidade que não espantaria o mundo se fosse marcada a favor do Sporting, por mão de Amorebieta dentro da área do Athletic. O árbitro sueco assim não o entendeu e o jogo passou para o outro lado, onde Insúa fazia falta e dava um livre aos bascos.

Susaeta encarregou-se de o marcar, Insúa desviou a bola e Aurtenetxe bateu Rui Patrício, num golo mentiroso que não contava a história do jogo. O Sporting sentia o golpe e tudo tremeu nos minutos seguintes. Patrício, a defesa e o poste da baliza leonina, aos 59 minutos, quando Amorebieta ficou muito, muito perto do 0x2.

De repente, tudo virou pesadelo em Alvalade. Um Sporting superior, melhor em todos os aspetos, desapareceu e o Athletic ganhava confiança. Para piorar tudo, Izmailov viu amarelo, aos 60 minutos, e falha, por isso, o encontro da segunda mão, em Bilbau. Mesmo assim, abalado e ferido, o Sporting andou perto do golo. Wolfswinkel, aos 69', teve tudo para empatar mas o cabeceamento saiu ao lado.

A reviravolta sportinguista

Até que aos 76 minutos, lá se escreveu direito por linhas tortas. Insúa, de cabeça, numa antecipação inesperada, fez o empate para o Sporting, numa altura em que era o Athletic Bilbao a controlar as incidências do encontro. Cá se fazem, cá se pagam... E ainda não era tudo!

Alvalade voltava a acreditar, a empurrar a equipa de Sá Pinto. Passariam quatro minutos do golo de Insúa até à loucura verde e branca. Diego Capel, espanhol, achou por bem estrear-se a marcar na Liga Europa. Fê-lo na mais perfeita das alturas, no mais belo dos momentos. Encheu o pé esquerdo e disse 'toma lá' a Iraizoz!

Até ao fim, Carrillo foi o cabo dos trabalhos para a defesa basca, esteve bem perto do 3x1 aos 84 minutos e pouco depois serviu Pereirinha que não chegou a rematar. Ficou a vitória por 2x1, conseguida à «cambalhota» e com um golo de Capel, que dá todas as esperanças para a visita a San Mamés, a Catedral do Athletic Bilbao.

Fonte: Zerozero PT

Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.