News Update :

25/05/2012


A vila de calulo foi palco do Jogo de acerto a 4º Jornada do girabola 2012, em cena estivera Recreativo do Libolo e Inter Club, futebol fraco, espectáculo pobre e cenas de pugilato fora das quatro linhas é o balanço inimaginável do jogo entre as duas equipas, disputado ontem, no estádio de Calulo.

A jogar em casa e perante os seus adeptos, o Libolo ousou tomar de assalto as rédeas da partida nos primeiros instantes e conseguiu: gozou de espaço para jogar, descobriu vias de acesso à baliza de Tsherry, mas nem sempre se mostrava capaz de produzir uma jogada com princípio, meio e fim, digno de provocar calafrios à área contrária.

Os polícias abordaram o jogo de forma cautelosa, à espera dos erros do adversário para partir em resposta aos insultos dos “donos da casa”. A verdade é que o Interclube se soube impor, pois era uma equipa muito tranquila a jogar, a circular bem a bola, sem complexos, e a procurar os melhores caminhos para chegar com perigo à baliza de Landu. A partida ganhava contornos aliciantes, com as duas equipas a procurarem constantemente e de forma intensa o golo. Mas, aos 36’, o nível de qualidade do desafio registou uma quebra, fruto também das constantes paragens que sofreu o jogo, em virtude da lesão contraída pelo árbitro Conceição Matias, que teve de dar o seu lugar a Nelson Milagre, então quarto árbitro, por incapacidade de prosseguir o jogo.

Uma cena de triste memória marcou ontem, o jogo entre o Libolo e o Interclube, na vila de Calulo. Após algumas fricções entre os jogadores no relvado, o filme continuou fora das quatro linhas, com alguns integrantes da equipa da Polícia a reagirem de forma enérgica aos insultos de elementos dos donos da casa. A cena evoluiu para proporções alarmantes, tendo alguns jogadores também entrado na arruaça, entre eles Rasca e Gomito, com puxões de um e de outro lado, forçando a intervenção do corpo policial presente. Na rixa, um dos elementos da equipa técnica do Interclube, Mangolé, queixou-se de ter sido agredido por Simão Paulo, técnico-adjunto do Libolo. Antes disso, os jogadores do Inter quase foram impedidos de dormir do jogo, em Calulo, quando no hotel foram surpreendidos da meia-noite às 03h00 da manhã, por uma música muito alta. Alves Simões considerou a atitude de “falta de fair-play” e “grave falta de respeito”.  

Bom voltando ao jogo, Preocupados em recuperar a longa distância que os separa do topo da classificação, os polícias não feram além de um empeta nulo speram “roubar” aos libolenses os três pontos em discuta. Em caso de triunfo, o Interclube alcança o nono lugar da classificação, com 17 pontos. Não se afigura fácil a tarefa do conjunto às ordens de Bernardino Pedroto nesta deslocação a Calulo. A turma de Zeca Amaral atravessa, também, uma fase de ouro no campeonato, facto que ajuda a perspectivar um grande jogo de futebol.

O treino de segunda-feira serviu para Pedroto e Túbia moldarem a equipa titular para este difícil embate. Depois do que se viu do ensaio técnico e táctico dos polícias, chega-se à fácil conclusão que o Interclube deve manter-se fiel ao sistema 4X5X1, liderado em campo pela visão estratégica de jogo de Nary e, sobretudo, pelo carácter ofensivo de Paty.

REGRESSO
Joel deve regressar ao lote de eleitos para o jogo, devendo reeditar, com Kialunda, a dupla de centrais. Ambos revelam grande jogo de cintura e perfeito sentido posicional para o corte e antecipação. Nas laterais, Pingo, à direita, e Kito, à esquerda, devem permanecer “intocáveis”.
No meio-campo, dois médios recuperadores, Pirolito e Nary. O primeiro é mais de contenção, rouba bolas e, embora jogando quase sempre curto, serve o médio centro, Nary, e Paty, o volante da equipa que, à medida que sobe no terreno, se torna no verdadeiro “playmaker” da equipa. 

Na direita está Alex, que cria muitos perigos com os dribles desconcertantes e mudanças de velocidade. À esquerda, Nuno ou Minguito, que apostam numa permuta de posições que incute dinâmica ao seu 4x5x1, baralhando as marcações adversárias, pois nessa movimentação, Paty ou Alex, que partem encostados à faixa direita, trocam muitas vezes de posição com Minguito ou Nuno. Manucho Barros será o ponta fixo. 

TÉCNICO PEDE RAÇA 
Técnico Pedroto incita atletas 
a manterem a atitude vencedora


O treinador do Interclube, Bernardino Pedroto, continua a considerar as vitórias como o melhor remédio para sustentar o estado anímico de uma equipa durante a época inteira. O técnico espera, por isso, vencer esta tarde o Recreativo do Libolo, em Calulo, para manter os níveis da equipa em alta.“Isso não é segredo para ninguém: as vitórias são um ‘doping’ importantíssimo para qualquer equipa, qualquer atleta, para todos e, naturalmente, que os índices de auto-estima estão altos, mas não podemos pensar que só por este facto já não precisamos de correr, de trabalhar”, disse o treinador, que espera também que os seus jogadores mantenham a mesma atitude dos jogos anteriores. 

“Temos de manter os mesmos níveis, procurar a excelência para vencer as partidas que vamos realizar. Os atletas não podem, de forma nenhuma, descansar à sombra da bananeira, como se costuma dizer. Acredito que isso não vai acontecer, porque eles têm representado uma atitude e têm tido uma disponibilidade extraordinária para que isso não aconteça”, assegurou Pedroto. Questionado sobre a sequência de jogos no Girabola e Taça da Confederação, o técnico dos polícias minimizou a situação, afirmando que a equipa não tem de “arranjar desculpas”. Muito pelo contrário: “temos de encontrar soluções para enfrentar as várias competições em que estamos inseridos. Sabemos que estamos nas competições internacionais. Somos a equipa do campeonato nacional que terá mais desgaste nesse sentido, mas os jogadores são profissionais e têm de estar preparados para esse tipo de situações”. PC

HISTÓRICO DE JOGOS
Libolenses não vencem
polícias desde 2008 

O Libolo dispõe hoje, em Calulo, de oportunidade soberana para inverter a tendência de resultados negativos no confronto directo com o Interclube. Os libolenses não ganham aos polícias desde o Girabola 2008, altura em que conseguiram vencer por 2-0, na 11ª jornada.
Nas últimas quatro edições do campeonato nacional, o Interclube defrontou o Libolo em oito ocasiões, tendo vencido por duas vezes, ambas na condição de visitante, empatado cinco e perdido apenas um jogo. 

Este ano, no desafio de abertura da época futebolística, realizado em Março passado, os pupilos de Zeca Amaral foram derrotados no seu próprio reduto, em Calulo, por 1-0, em partida a contar para a primeira mão da Supertaça, ao passo que no segundo encontro empataram a um golo no estádio 22 de Junho. Já na edição 2011 do Girabola, o Interclube venceu o Libolo, por 2-1, na primeira volta da prova, no estádio de Calulo, enquanto no jogo da segunda ronda da competição as duas equipas empataram sem golos (0-0).

Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.