A Portuguesa de Desportos,que é a de São Paulo, ate pode ser a mais tradicional, mas não foi a primeira a ser fundada no país. Este titulo pertence ao clube santista de mesmo nome. Conheça, resumidamente, a historia deste simpatico time de Santos.
Tudo começou em 1914, quando jovens que trabalhavam numa pedreira perto do estadio do Hespanha (atual Jabaquara) observavam uma partida de futebol. Entusiasmado com o esporte, que na epoca era novidade no pais, começaram a pensar em criar um time da colônia, assim como já haviam feito os espanhóis, italianos, ingleses e sírios da cidade.
Tres anos mais tarde, em 1917, reunidos num salão de barbeiro da cidade, os entusiastas criaram a Portuguesa,que, por pouco, nao teve outro nome, pois foram sugeridos outros nomes como Lusitano e Portugal.
Entre as dezenas de titulos e conquistas, um deles merece destaque especial. Em 1959, depois ter feito uma viagem à Angola e Moçambique, na Africa, paises da mesma colonia, e tendo feito sucesso, a Lusinha ganhou o importantissimo titulo Fita Azul, que é concecido somente aos clubes que viajam ao exterior e fazem sucesso. E hoje, depois de ter conquistado um campeonato paulista da segunda divisão e o honroso terceiro lugar na elite do futebol do estado em 1936, a equipe santista esta definitivamente no fundo do poço. Com dois rebaixamentos seguidos, encontra-se na quarta divisão,a serie B do paulistão.
Por André Martins
jornalista esportivo, pesquisador do futebol e dono do blog http://escudosumapaixao.blogspot.com
Lusa Santista, a primeira Portuguesa do Brasil
03/11/2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)









0 comentários:
Postar um comentário