News Update :

FAMÍLIA CONDE

08/12/2011

A família Conde, que se evidenciou na área desportiva na cidade da Beira, em particular e no país, em geral, é tida como tendo desempenhado um papel preponderante para o desenvolvimento do desporto.

Orlando Conde, em representação da família, disse que a educação física na escola primária António Enes, actual Heróis Moçambicanos, foi o que evidenciou o amor pelo desporto para toda a família.

Felizardo, eu (Orlando), Almiro, Geraldo, Elcídio, Perides e Chiquinho, iniciamos todos a actividade desportiva na escola primária António Enes, hoje Heróis Moçambicanos. Na escola davam educação física e qualquer um de nós evidenciou-se nas modalidades que na altura se leccionavam na escola.

Foi assim que entramos no Ferroviário da Beira. Neste clube, o mais velho, Felizardo, já falecido, foi o primeiro a jogar Hóquei em Patins. Mais tarde eu fui jogar basquetebol
”.

O nosso entrevistado disse que o exercício não só da família Conde, como dos outros que se evidenciaram na actividade desportiva teve um aspecto importante, principalmente na era colonial. “Nós afirmamo-nos numa sociedade em que não éramos conhecidos, mas deixamos a marca, e os que se afirmavam seres superiores não atingiam o nível técnico que nós atingimos”.

Conde lamentou o facto de a nova geração ter deixado de tê-los como uma referência, apesar de reconhecer que algumas pessoas pelo menos conhecem e reconhecem os feitos do seu mais novo, Chiquinho, neste caso particular comentou da seguinte maneira: “estou em crer que Chiquinho marcou a sua época e hoje sente-se que algumas pessoas falam dele”.

Ainda sobre este dilema em que acusa a falta de referência em alguns círculos, Conde deixou claro que não está a reivindicar qualquer titulo ou uma coisa parecida, mas “como se pode depreender, volvidos todos estes anos depois da Independência, modéstia à parte, até hoje ainda não apareceu nenhum jogador a fazer aquilo que eu fazia, para que pudesse apagar a minha imagem. Há aqui pessoas que viveram os meus momentos, mas estranhamente não falam disso agora. Em Portugal as pessoas ainda falam de Matateu, Eusébio, Simões e outros nomes que fizeram história”.



Orlando Conde é hoje homem de negócios e diz mesmo que a vida familiar é estável.

Almiro é bancário, Geraldo é economista, Elcídio está na EDM, Chiquinho, que faltam-lhe dois anos para terminar o curso de engenharia civil, quer apostar no desporto, a única irmã que nós temos, a Ivette, está connosco na Beira, estamos bem. Eu emprego 28 pessoas, para o ano irei expandir para 40. O meu apelo é que todos os beirenses e amigos da Beira venham investir na nossa cidade para desenvolvermos a nossa economia”.
Share this Article on :

1 comentários:

Anônimo disse...

Orlando
Gostei de ler este artigo.

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.