News Update :

Ferroviário de Pemba: Só participaremos no Moçambola se os nossos jogos forem em casa - vice-presidente para a alta competição, Arnaldo Maguele

06/12/2011


O FERROVIÁRIO de Pemba ganhou por mérito próprio o direito de, em representação das três províncias mais a norte, Nampula, Niassa e Cabo Delgado, ingressar na fina-flor do futebol moçambicano, feito que não é primeiro, pois foi o melhor quando comparado às outras três da mesma competição (a “poule”).
Map


Agora coloca-se-lhe, como da outra vez, um problema: onde vai jogar, tendo em conta que o “municipal”da cidade onde mora, depois da farsa de reabilitação e arrelvamento, ficou apenas com a areia da praia, mais impraticável ainda em relação a como era antes de se sonhar com a relva.

O vice-presidente dos “locomotivas”, Arnaldo Maguele, lamenta ante a realidade objectiva que é visível por todos os olhos e sem papas na língua responde à pergunta:

Nós só jogaremos se os nossos jogos forem feitos aqui em Pemba e não num outro espaço geográfico. Por isso, está fora de hipótese deslocarmo-nos para Nampula, Nacala ou outro ponto qualquer para fazermos os nossos jogos. Teremos que ir lá, obviamente, naqueles jogos que não são nossos” diz Arnaldo Maguele.

Não há condições financeiras, nem morais para tal, e os “locomotivas”não querem lutar para que haja, para isso, pois a experiência da sua última participação em semelhantes moldes, revelou ser a todos níveis insuportável.

Que foi um fiasco a reabilitação e/ou tentativa de arrelvamento do estádio municipal de Pemba, não há quem duvide, restando apenas saber quem vai responsabilizar a quem, em razão duma obra muito mal feita e que estava responsabilizada a empreiteiros inexperientes na matéria, do que resultou um dinheiro mal empregue, que apenas pôde trazer ao campo muita areia da praia e algum capim que hoje secou e não há sinais de ter havido intenções de pôr relva ao tradicional pelado.

Não se confirmam, até aqui, rumores que apontam para a possibilidade de a Anadarko, uma firma americana envolvida na pesquisa e posterior exploração de hidrocarbonetos na bacia do Rovuma, poder vir a responsabilizar-se pelo arrelvamento do estádio municipal, mas em função do tempo que resta para a abertura do campeonato nacional, edição de 2012, só poderia ser com relva sintética.

Receia-se que se reedite o passado de há dois anos, quando o Ferroviário, igualmente se havia sagrado vencedor da zona norte, indo ao Moçambola. Os apoios houve, pois cedo o Governo provincial começou por homenageá-lo pela sua ascensão e o próprio governador, Eliseu Machava apelara à toda sociedade, agentes económicos e empresários da província, a dar o seu contributo para que a equipa não voltasse a descer para a divisão secundária.

Para começar, o próprio Governo provincial oferecera ao clube Ferroviário, durante o lanche que teve lugar num dos restaurantes da praia do Wimbe, um cheque no valor de 300.000,00 MT, para ajudar os primeiros momentos da colectividade que na altura não estava a atravessar bons momentos em termos financeiros, o que minava o início da sua preparação.

O gesto fora seguido pelo anúncio, pelo então Presidente do Conselho Municipal de Pemba, Sadique Yacub, de uma oferta de 20 bicicletas, 12 pares de botas e seis bolas, enquanto o empresário Bachir Varinde, anunciava 50.000,00 MT e a deputada do círculo eleitoral de Cabo Delgado, pela bancada da Frelimo, Maria Bachir, oferecia cinco bolas.

Eliseu Machava dissera na oportunidade que não era tudo o que o Ferroviário de Pemba precisava para ser o digno representante da província de Cabo Delgado, pois havia desafios que se colocavam à frente de todos os dirigentes, agentes económicos e outras personalidades, se bem que, conforme dissera, a prática do desporto, neste caso a presença do futebol nesta província, poderia se tornar num factor dinamizador do crescimento socioeconómico e político.

O desporto também atrai o investimento. Temos que encontrar formas de como acarinhar o clube, embora saibamos que em última análise ele pertence aos sócios. Temos que comparticipar na criação de condições para uma melhor prestação. Identificar dificuldades é fácil, mas difícil é encontrar as soluções correspondentes, daí o nosso apelo” dissera Eliseu Machava.

Na verdade tudo viria a ser estragado com o facto de o arrelvamento do campo, que já tinha dinheiro doado pelos Caminhos de Ferro de Moçambique, ter demorado tempo necessário para que a equipa não jogasse em casa durante toda a primeira volta do campeonato, com todos os prejuízos dai decorrentes.

Desta vez, o Ferroviário, segundo o vice-presidente da colectividade, tudo o que lhe diz respeito está a ser feito com responsabilidade e a tempo, nomeadamente a construção de um plantel à altura da competição, da equipa técnica e a necessidade de pôr em funções os diversos departamentos.

Para já a equipa técnica está firme, pois mantivemos o técnico Zainadine Mulungo, estamos no mercado em busca de um adjunto e desta vez queremos também um treinador de guarda-redes” revelou o vice-presidente do Ferroviário de Pemba.

Os “locomotivas”, por outro lado, dizem estar no mercado de aquisições de novos jogadores, havendo contactos com alguns deles, pelo país fora. Hilário Maguel diz que resta apenas limar algumas arestas.

O Ferroviário de Pemba conquistou o direito de representar o norte no campeonato nacional de futebol em razão do percurso que teve na fase zonal, disputada por quatro equipas, nomeadamente, Ferroviário e Desportivo de Nacala (em representação da província de Nampula), Águias do Planalto (por Niassa) e o Ferroviário de Pemba (por Cabo Delgado).

Na primeira jornada foi a Nacala para empatar a zero bolas com o Desportivo, na segunda recebeu o “Águias do Planalto” e presenteou-o com uma bola a zero; voltou, já na segunda volta, a Nacala para perder diante do seu homónimo, por um a zero, para na semana seguinte receber e bater o Desportivo daquela cidade portuária.

As coisas viriam a complicar-se quando em Lichinga os “locomotivas” de Pemba baqueiam diante dos donos de casa com uma derrota convincente de 2-1, descalabro corrigido, já em casa, no embate decisivo, frente ao Ferroviário de Nacala, ao bater por 2-0, o que fez com que terminasse o campeonato zonal com 10 pontos, mais um que o Desportivo de Nacala, seu directo perseguidor e um dos favoritos na temporada, que ficou com nove pontos.
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.