News Update :

O Som do Futebol #3: Confira o hino que representa os "Lobos do Mar"!

11/12/2011

Por João Victor Gonçalves A seção "O Som do Futebol" traz hoje para os admiradores do futebol lusófono o hino de uma das equipes mais tradicionais do desporto português. Trata-se do Varzim Sport Club, da cidade da Póvoa do Varzim, equipe fundada em 25 de Dezembro de 1915 e que já disputou a 1ª Divisão Portuguesa em 21 oportunidades.
Equipe do Varzim na Temporada 1963-64
Os primeiros anos de competições dos "Lobos do Mar" foram marcados pelas disputas na Associação de Futebol do Porto. Em 1918, a equipe adotou seu tradicional uniforme, listrado a branco e negro, que o identifica e simboliza a garra da equipe em quaisquer gramados lusitanos. Após séries de conquistas nas divisões distritais, a equipe consegue, em 1961/62, disputar pela primeira vez uma competição de nível nacional, ingressando na 3ª Divisão. Com uma campanha fantástica, os poveiros garantem o título e a vaga na Liga de Honra (2ª Divisão). Na primeira participação na Liga de Honra, em 1962/63, a equipe já consegue o campeonato, garantindo a histórica vaga na 1ª Divisão do Futebol Português!
Representação do Varzim na Temporada 1978-79, com João, Cacheira, Washington, Albino, Freitas e Guedes (de pé). Jarbas, Pinto, Francisco Mário, Paris e Horácio (agachados).
Desde 1963/64, a equipe alterna participações entre a 1ª e a 2ª Divisões, tendo descido a escalões inferiores apenas no início da década de 90, retornando à Liga de Honra com a conquista do Campeonato Nacional da II B (3ª Divisão) em 95/96. A última participação da equipe na Divisão de Elite foi em 2002/03. Desde o rebaixamento, a equipe vinha alternando campanhas medianas na Liga de Honra, até ser rebaixada na última temporada para a II Divisão B, competição que disputa hoje, liderando seu grupo. Abaixo ouça a música que alenta a torcida nas partidas na Póvoa do Varzim e que serve de inspiração para a equipe tentar seu retorno à Liga de Honra em 2012/13! Letra: José Azevedo Música: António Marta
Berço de heróis, de bravos marinheiros,
Lobos do mar, de ricas tradições.
Ó Póvoa linda, ó sol dos poveiros,
Chegou a hora de sermos campeões!
Tem o rosário na sua bandeira
De branco e negro tem a sua côr
O Varzim é nosso, é da Póvoa inteira.
Todo o poveiro lhe dá o seu amor!
Refrão
Varzim, Varzim, Varzim,
emblema de oiro da Póvoa querida.
Varzim, Varzim, Varzim,
És alma e raça, orgulho e vida!
Varzim, Varzim, Varzim,
tua galhardia dá-nos alegria,
Hinos de glória, Varzim!
Hinos de glória, Varzim!
Vamos avançar, Lutar para ganhar.
Vamos à vitória, Varzim...
Varzim, Varzim, Varzim!
A Póvoa exige a nossa gratidão,
Gritemos, pois, Varzim!, numa só voz
Temos que dar-lhe vida e coração
Está em campo o grupo de todos nós!
Barcos à vela nesse mar sem fim,
Ó vento norte, corre vai depressa
Levar ao mundo o nome do Varzim,
Para que o mundo inteiro nos conheça!
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.