News Update :

REFORMAS SURPREENDEM ALGUNS ÁRBITROS

13/12/2011


A questão da aposentação dos árbitros de futebol por idade foi um dos pontos que aqueceu a reunião, pois o novo regulamento recentemente distribuído não era do conhecimento de todos. Segundo sustentaram, era do domínio de todos que depois de atingir 45 anos de idade havia a possibilidade de solicitar mais dois anos, situação, entretanto, anulada pelo artigo 81 do novo regulamento.

Eu ainda me sinto bem para trabalhar. Fiquei surpreendido quando me foi comunicado que o jogo da final da Taça de Moçambique era o meu último”, lamentou João Armando com lágrimas nos olhos que queria, no mínimo, estar mais dois anos no “Moçambola”.

Henriques Guichengue, da província de Inhambane, foi também um dos árbitros que terminou a carreira por idade que, entretanto, sonhava co mais dois anos de opção.

Podes trabalhar no provincial, já que Inhambane atravessa uma grave crise na arbitragem, mas no nacional, já não temos como acolher o teu pedido bem como de outros que ainda podiam trabalhar”, explicou Venildo Mussane.

Arão Júnior, um outro colosso da arbitragem de futebol dos últimos tempos que não vai continuar na próxima temporada, disse que a CNAF deve trabalhar muito junto das comissões provinciais para a produção de árbitros, se não o país vai ter muitas dificuldades.

É preciso apostar nos jovens, nós já terminámos a nossa actividade dentro das quatro linhas, mas estamos dispostos a ajudar os jovens a subir. Vou continuar a transmitir incondicionalmente a minha experiência”, prontificou-se Arão Júnior.

Mateus Infante, Arão Júnior, João Armando e José Mandava fazem parte da lista que, segundo o novo regulamento, terminam a carreira dentro das quatro linhas. Com este grupo vai também o juiz auxiliar de categoria internacional Henriques Langa.

Para colmatar esta saída, Mussane disse que a sua instituição deverá trabalhar muito nas províncias para fazer subir os árbitros que têm vindo a demonstrar algumas qualidades.

Vamos apostar, por exemplo, no Celso Alvação na província de Inhambane. Ele deverá apitar jogos do provincial e ser juiz-auxiliar no Moçambola. Em Lichinga temos também dois árbitros de excelente qualidade que caso passem nos testes poderão ascender à categoria nacional. Em Gaza, vamos apostar no Tembe para chegar ao Moçambola”, indicou Venildo Mussane para quem era bom que na arbitragem todas as províncias do país estivessem representadas.
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.