News Update :

Para evitar desistências: Governo apoia clubes do "Nampulense"

27/04/2012

Os governos do distrito e do município costeiro de Angoche na província de Nampula, acordaram em prestar apoios em transporte e combustíveis, às duas equipas que actualmente participam no Campeonato Provincial de Futebol sénior o "Nampulense 2012", como forma de evitar a sua desistência desta importante prova daquele ponto do país, como tem acontecido em ocasiões anteriores, por falta de liquidez destas duas colectividades.



Com um historial notável no panorama futebolístico nampulense, o Benfica e o Sporting ambos da cidade costeira de Angoche, por questões meramente financeiras, já ficaram quase que uma década fora da alta competição, tendo regressado no mandato de Brás dos Santos que dentre outras condições isentou aquelas duas equipas ao pagamento obrigatória da filiação.

No primeiro mandato do actual presidente da Associação Provincial da modalidade, Tomás Narciso, concretamente a época passada e, porque houve mão dura dos gestores do futebol nampulense, estas duas equipas ficaram de fora da prova, retornando na presente com o apoio do Governo do distrito, dirigido por Rodrigues Ussene e da edilidade sob a presidência de Américo Adamugy.

Os presidentes do Benfica e Sporting, Ossufo Raja e Abel Ibraimo, demonstraram a sua satisfação pelo apoio que os dirigentes governamentais do distrito e da cidade estão a prestar para prestigiar a participação no "Nampulense" com alguma dignidade e que as duas colectividades cheguem ao fim da prova, sem constrangimentos em termos logísticos.

No entanto, as duas colectividades queixam-se mutuamente do comportamento dos espectadores de Angoche que, apenas querem assistir os jogos oficiais do campeonato sem pagar o respectivo bilhete de ingresso ao preço mínimo fixado pela associação que é de 30 meticais, obrigando a reduzir para somente cinco meticais, valor insuportável para custear a organização de uma partida da alta competição.

"Os nossos espectadores, não os consideramos de sócios porque nem quotas pagam, não têm a cultura de pagar o ingresso nos jogos de futebol, querem tudo a borla e quando nós tentamos subir o valor de cinco para pelo menos 20 meticais, preferem ficar fora, ou tentam "furar" o nosso sistema de segurança", lamentaram os dirigentes dos dois clubes de Angoche.

Importa referir que na década de setenta e meados de oitenta, a cidade de Angoche, tornou um enorme viveiro de jogadores de futebol que foram cobiçados para alguns emblemas de renome provincial e de outras paragens do país, onde se destaca os falecidos Sataca e Adelino que envergaram as camisolas da Selecção Nacional.


Apesar de estarem a enfrentar alguma turbulência financeira, os actuais dirigentes destas duas colectividades acreditam que em médio prazo, Angoche voltará a fornecer jogadores de qualidade para o futebol nacional, mas antes querem reconquistar o prestígio que estas duas equipas granjearam em tempos, chegando a ponto de conquistar campeonatos provinciais e participar em nacionais a nível zonal.



Fonte:Jornal Noticias
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.