News Update :

MOÇAMBOLA 2012 - Costa do Sol, 3 - Fer. Maputo,1: Houve clássico

19/04/2012


O JOGO entre o Costa do Sol e o Ferroviário teve todos os condimentos de um clássico. Espectáculo, emoção, polémica, golos, incerteza no resultado e jogadas de bom requinte técnico. No final venceram os “canarinhos” com Manuelito a sentenciar o desafio a um minuto dos noventa, colocando o marcador em 3-1.



A primeira oportunidade de golo surgiu logo no primeiro minuto quando Mauro, bem enquadrado com a baliza, errou no alvo por muito pouco. A precisarem de ganhar o jogo para sair da posição menos boa que ocupa no Moçambola, os “canarinhos” caíram em cima do rival “locomotiva” e no lance seguinte foi Dito a criar perigo.

Na resposta o Ferroviário, que denotava dificuldades para pegar o jogo a meio campo, ainda respirou por momentos, com um remate de Clésio à figura de Joaquim.

Mas, aos 13 minutos, a atitude mais ofensiva e aguerrida do Costa do Sol acabou sendo coroada com um golo de Manuelito que tirou proveito de um “frango”, de todo o tamanho, de Pinto. Com tudo para suster a bola, o “keeper” deixou-a escapar entre as mãos.

Com o Ferroviário a não conseguir criar espaços para furar a defesa “canarinha”, Diogo fazia uso do seu forte remate, no entanto, sem criar grande perigo para a baliza à guarda de Joaquim. Minutos depois, Diogo marcou, mesmo, aproveitando-se de um deslize de Joaquim que deixou a bola fugir. O certo é que os guarda-redes estavam em tarde não e quem saiu a ganhar era o público, ávido em ver golos.

O Costa do Sol não baixou os braços e na tentativa de regressar à vantagem subiu às linhas e num dos lances de ataque ficou a reclamar penalte a seu favor por uma alegada mão de Butana que quanto a nós parece ter existido. Na jogada seguinte, os “canarinhos” estiveram perto de marcar por Eboh.

Os “locomotivas” procuravam sacudir a pressão e na sequência de um livre directo marcado por Fanuel viram a bola esbarrar na trave no seguimento da jogada, a bola sobrou para Clésio que atirou para uma defesa espectacular de Joaquim.

O jogo estava a fervilhar e ficou ainda mais quente com a expulsão de Zabula por ter “atropelado” Ruben já dentro da grande área, lance que originou um penalte a que Themba converteu com classe à passagem dos 40 minutos. O facto é que o lance do penalte foi alvo de fortes protestos dos adeptos do Ferroviário que começaram a arremessar objectos para dentro do relvado, um dos quais atingindo João Mazive que, por minutos, ficou estatelado. Felizmente não aconteceu nada de grave e o defesa do Costa do Sol pôde prosseguir.

Os ânimos que já estavam exaltados, sobretudo do lado dos “verde-e-brancos” ficaram mais ardentes quando Dionísio Dongaze assinalou mal um fora-de-jogo a Luís pois quem estava em posição irregular era Diogo que nem sequer se fez ao lance. Poucos minutos depois, o árbitro apitava para o intervalo e os jogadores dirigiam-se aos balneários com a equipa de arbitragem a merecer escolta policial.

Com os “locomotivas” a jogarem com menos um, os comandados de Diamantino controlaram as incidências da partida e o terceiro golo esteve à vista quando Themba errou no alvo de baliza aberta após um centro preciso de João Mazive. Só que estranhamente este lance serviu para “acordar” os comandados de Nacir Armando, que mesmo jogando com menos uma unidade equilibraram o encontro e a pouco mais de 15 minutos para o final do desafio poderiam ter restabelecido a igualdade, mas o cabeceamento passou a rasar o poste.

Como quem não marca acaba sofrendo, foi o Costa do Sol a fazer o 3-1, já ao apagar das luzes, por intermédio de Manuelito que aproveitou bem, a defesa incompleta de Pinto após remate de Ruben.

Apesar da muita pressão, Dionisio Dongaze realizou um bom trabalho.

FICHA TÉCNICA

ÁRBITRO: Dionisio Dongaze, auxiliado por Mário Albino e Raimundo Artur. Quarto árbitro: Êstevão Matsinhe.

COSTA DO SOL: Joaquim; João Mazive, Zé, Dito e Kito; Manuelito, Tchaka (Parkim), Mauro e Eboh (Manuelito I); Ruben e Themba (Mambo).

FER.MAPUTO: Pinto; Butana (Manucho), Zabula, Fanuel e Chico; Whisky, Tchitcho, Imo e Diogo (Vling); Clésio e Luís.

DISCIPLINA: “Vermelho” para Zabula e “amarelos” para Chico e Fanuel.

GOLOS: Manuelito (13min), Diogo (26min), Themba (40min) e Manuelito I (89 min).



Fonte:Jornal Noticias
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Futebol Oficial - Nosso futebol é a Lusofonia 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.